Diversão para crianças no feriado

Cultura

Hoje, dia 16, celebra-se Corpus Christi e inicia-se um feriadão para as crianças. Pensando nisso, uma boa opção para este período pode ser intercalar o descanso e as brincadeiras livres dos pequenos com atividades que contribuem com a aprendizagem e, além disso, ajudam com que elas não fiquem somente conectadas em computadores, celulares, videogames e etc.
Para ajudar os pais, Pedro Gigante, co-fundador e CEO do SuperAutor, projeto pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis, separou seis atividades que podem ser feitas sem dificuldade no ambiente familiar. Confira:

1- Explorar rótulos de embalagens - As embalagens de produtos que usamos no dia a dia podem ser um campo riquíssimo de possibilidades para a criança. Esse é um hábito importante a ser incentivado. As crianças poderão ter um contato maior com palavras e expressões e ainda ganham conhecimento sobre o que consomem e exercem cidadania.

2- Leitura incompleta - As atividades com desafios são as preferidas das crianças, pois elas são competitivas e obstinadas quando motivadas a superar alguma dificuldade. Uma boa forma de atrelar a leitura ao desafio é promover a experiência de completar palavras. Além de trabalhar o reconhecimento das letras, essa atividade aumenta o repertório de palavras e testa conhecimentos sobre a gramática de cada uma delas.

3- Jogos de sequenciamento - Usar jogos de sequenciamento, sejam eles de números, de tarefas ou de palavras, é muito eficaz para desenvolver a concentração, habilidade importante na aprendizagem e na alfabetização.

4- Montando palavras - Essa atividade é prática, barata e ecológica. Com um rolo de papel higiênico, você irá fazer um quebra cabeça de sílabas que possibilitem a montagem de diferentes palavras. A ideia é instigar a criança a montar palavras a partir das sílabas que ela tem em mãos e pensar de que formas diferentes essas sílabas podem se encaixar.

5- Alfabeto de tampinhas - Aqui a proposta também é a montagem de palavras, mas a criança deverá se esforçar para montar letra por letra, em vez de sílaba por sílaba. Você deve pegar garrafas, uma caixa de sapato e ilustrações das palavras que usará na brincadeira. Escreva as letras nas tampinhas e cole os bicos das garrafas na caixa. As crianças formam as palavras encaixando as tampinhas nos bicos das garrafas, conforme a ilustração que você mostrar a ela. Além de estimular o raciocínio lógico, essa atividade é ótima para melhorar a coordenação motora ao enroscar cada tampinha.

6- Escrever o próprio livro - Uma das melhores maneiras de engajar crianças é permitir que elas experimentem e façam as coisas sozinhas. Por isso, um caminho para incentivar o interesse pela leitura é transformá-las em autoras de suas próprias histórias, escrevendo seus próprios livros.
 

O SuperAutor oferece essa atividade em sua plataforma digital. As crianças escrevem e ilustram suas histórias e montam seus livros na plataforma, podendo recebê-los impressos em casa. Além de ajudar na alfabetização e letramento, o projeto incentiva o protagonismo e a autoestima das crianças e possibilita aos familiares participarem da atividade. "Assim como durante o ano as tarefas escolares têm grande influência no rendimento e crescimento dos alunos, as atividades que podem ser feitas em casa também são importantes, seja para ensinar as crianças ou propiciar momentos em família, gerando resultados ainda mais positivos e proveitosos no processo de aprendizagem" explica Gigante. Imagem de free stock photos from www.picjumbo.com por Pixabay 

COMPARTILHE:


Faça seu login e comente essa matéria