Chamadas 0303

Panorama Digital

Tem coisa pior que aqueles números que não param de nos importunar para vender ou fazer propaganda de algo? A Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL - determinou, no final de 2021, a obrigatoriedade do uso de números de telefone com o prefixo 0303 para chamadas de telemarketing, que passou a valer no último dia 10. 
As novas exigências também indicam que as operadoras façam o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo por solicitação do consumidor. Caberá, ainda, às companhias empregar os meios tecnológicos necessários para impedir o uso fora das regras determinadas pela Anatel. Mas, por enquanto, elas só abrangem prestadoras de telefonia móvel. A ideia é que, a partir de 10 de junho, as medidas também sejam implementadas pelas operadoras de telefonia fixa.
Se o consumidor quiser fazer o bloqueio desses números direto no celular, basta baixar aplicativos que oferecem essa facilidade, como Whoscall e o Truecaller, ou acessar o site “naomeperturbe.com.br” e registrar a solicitação de bloqueio. Alguns smartphones permitem que o usuário faça a interrupção dessas chamadas nativamente na aérea de configurações, disponível para Android e iOS. E, a partir de 8 de junho, caso receba chamadas de telemarketing de números que não sejam iniciados por 0303, o consumidor deverá reclamar junto à sua prestadora por utilização indevida de recursos de numeração para telemarketing ativo, identificando o chamador e o número por ele utilizado.
Será que funcionará mesmo? É esperar para ver. Imagem/ Anatel.

COMPARTILHE:


Faça seu login e comente essa matéria