Mais médicos, menos competência

Saúde

Evidente que toda regra tem exceção. A mais recente pesquisa concluiu que o Brasil tem hoje 375 cursos de Medicina, sendo que São Paulo lidera com 70 deles. Atualmente, o País conta com 597.428 médicos que, segundo a pesquisa, oferece 2.91 médicos por cada 1 milhão de pessoas. O que se questiona é a qualidade dos profissionais. Seria necessário maior rigor na aprovação e liberação para que ocupassem consultórios. A impressão que a maioria deixa (disse maioria, não todos) é que sae da faculdade apenas com um propósito: FICAR RICA.
As consultas são rápidas e o diagnóstico só após 10, 15, 20 exames; ou, então, simplificam: “ISSO É UMA VIROSE”. Uma cunhada nossa teve um problema assustador, com desmaio, foi a três médicos diferentes levando a ressonância magnática solicitada por um deles, mas disseram que não era nada grave. Mas, era impossível não ter nada; aí resolveu ir a um bem recomendado. De imediato, ele viu e disse: “A senhora teve um AVC"!  
Conheço outros casos até mais graves. Em se tratando de pessoas que estudam para salvar VIDAS, e são muito bem pagas para isso, já passou da hora de uma mudança para que exerçam a profissão. Repito: toda regra tem exceção, mas o difícil é identificá-la. Isso cabe ao governo, aos senhores parlamentares, ou sei lá, a quem de direito, tomar as devidas providências.

COMPARTILHE: