Torta de Queijo Basca

Gastronomia

Conhece essa receita? A Torta de Queijo Basca foi eleita pelo jornal americano The New York Times como sabor do ano de 2021. Também conhecida como tarta de queso de La Viña, tem origem espanhola e, assim como outras receitas estrangeiras, tem conquistado o paladar brasileiro e inspirando adaptações na receita.
Pensando em incluir o gosto umami na iguaria, a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, desenvolveu com exclusividade uma receita com o queijo parmesão ralado. “A presença do queijo parmesão permite sentir, de maneira leve e saborosa, o gosto umami. Isso porque o parmesão é rico em glutamato (ou ácido glutâmico), principal responsável por proporcionar o gosto umami. Além do sabor incrível, a praticidade no preparo também se destaca na escolha e no sucesso do prato”, finaliza Miura. Confira:

TORTA DE QUEIJO BASCA UMAMI

INGREDIENTES: 3 potes pequenos de cream cheese (450 g), 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g), 1 e meia xícara (chá) de açúcar (225 g), 5 ovos (250 g), 1 e meia xícara (chá) de creme de leite fresco (300 ml), meia xícara (chá) de farinha de trigo, peneirada.

MODO DE PREPARO: Corte dois pedaços grandes de papel-manteiga. Umedeça levemente o papel com água, e forre uma forma de fundo removível (23 cm de diâmetro), esticando o papel com cuidado para não rasgar. Deixe uma sobra de 3 cm de papel para fora da forma. Reserve.
Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese, o queijo e o açúcar, e bata, em potência média, por 2 minutos ou até ficar homogêneo. Junte os ovos, um a um, sempre batendo, até obter um creme uniforme. Sem parar de bater, adicione o creme de leite e bata por 1 minuto. Junte a farinha peneirada e misture com uma espátula apenas para incorporar.
Disponha a massa na forma reservada, acomode-a em uma assadeira e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 45 minutos, ou até ficar firme. Aumente a temperatura para 200 graus e deixe por mais 10 minutos ou até a superfície ficar bem dourada.
Retire do forno, deixe esfriar completamente e desenforme. Remova o papel e sirva em temperatura ambiente ou gelada. 

CURIOSIDADES: A torta de queijo basca não é tão doce e não possui uma base de massa. Uma das características dessa torta é sua superfície bem dourada. Diferentemente da versão original, esta receita leva queijo parmesão ralado, ingrediente que confere um leve gosto umami à esta sobremesa. Rende 8 porções. Fot/ Comitê Umami

COMPARTILHE:




Faça seu login e comente essa matéria