Brasileira, capixaba, à frente da batalha contra a COVID nos EUA

Saúde

Por Jorginho Santos

Um perfil com ênfase em gestão da saúde, capacitação em nutrição e educação física, preparação para fazer frente aos inúmeros desafios diários impostos pela COVID e de doenças como obesidade, câncer, diabetes, é o que se exige do profissional de saúde dos novos tempos.
Em sintonia com esse mundo cada vez mais dinâmico, dividido em múltiplos desafios, a nutricionista Carolina Fernandes uniu à sua função principal investimentos constantes em formação profissional, estando presente em congressos nacionais e internacionais, com produção intelectual de relevo e entrevistas na mídia, entre outros muitos afazeres.  “Saber como se adaptar e evoluir é o novo paradigma”, afirma Carolina Fernandes.

Jovem, 42 anos, mas já com uma sólida e respeitada carreira profissional, ela conta que se mantém atenta a tudo que considera essencial para garantir um bom desempenho na área da Nutrição: “Eu me formei em 2002, na Universidade Federal de Ouro Preto, e de lá para cá segui minha carreira como nutricionista, pesquisadora e professora. Investi em pesquisas, estudos e inovação. Busquei, e busco, conhecimento além da nutrição, tentando entender a relação entre o corpo humano, saúde, alimentação e atividade física. Conclui cursos de pós-graduação lato sensu e mestrado, me tornei nutricionista do Departamento de Saúde do Estado do Espírito Santo, no Brasil, e Educadora Nutricional do Departamento de Saúde do Estado da Flórida, nos EUA, e fui professora de graduação por 6 anos”, relaciona Carolina Fernandes.
A participação em eventos de saúde, atividade física e nutrição tem sido outra constante na vida desta inquieta nutricionista. Além da presença em congressos nacionais e internacionais, ela teve a oportunidade de ser orientadora e professora de inúmeros trabalhos de conclusão de curso de graduação na Faculdade Salesiana de Vitória. Além disso, publicou um artigo científico pioneiro com o nome de “Validation Study Assessment Questionnaire: Evaluating physical activity in children” e foi convidada para uma reunião em um dos maiores sistemas de ensino público nos EUA, Orange County Public Schools - OCPS - de Orlando, Florida. Ter esses trabalhos e outros citados em Teses de Doutorado e Pós-Doutorado (inclusive no exterior) refletem como Carolina tornou-se referência e atingiu o topo de sua carreira como nutricionista.

Manter a atuação profissional é outra demanda necessária na sua área de atuação. Carolina trabalha há 19 anos como profissional na área de saúde, sempre exercendo papéis de protagonismo e de liderança. Nesse último desafio, ela foi uma das primeiras pessoas no mundo a tomar a vacina da COVID-19, em dezembro de 2020, e atuou diretamente, toda semana, na força tarefa do Governo Americano na vacinação de milhares de pessoas nos EUA.
Também nesse período, a nutricionista Carolina Fernandes trabalhou no Programa de Nutrição Suplementar Especial para Mulheres, Bebês e Crianças (WIC), que é um programa de assistência federal do Serviço de Alimentos e Nutrição (FNS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), para cuidados de saúde e nutrição de mulheres grávidas de baixa renda, mulheres que amamentam e crianças menores de cinco anos. Sua missão é ser parceira de outros serviços essenciais para o bem-estar da infância e da família e nesse caso a atuação de Carolina é diretamente relacionada à suplementação alimentar, fórmulas nutricionais, educação alimentar, apoio à amamentação, acesso a cuidados de saúde e outros serviços sociais.
Casada com Felipe Ruback Fernandes há 16 anos, mãe de Dante e Malu, ela tem paixão por esportes, pois os pratica desde criança, como natação, vôlei, canoa havaiana (foi campeã brasileira, vice-campeã sul-americana e membro da Seleção Brasileira de Canoa Havaiana que disputou o Campeonato Mundial no Tahiti em 2018). É, também, uma excelente chef de cozinha, com ótimas receitas de pratos salgados, como as famosas tortas e moquecas capixabas - ensinadas com muito amor pelo seu falecido pai -  e sobremesas tradicionais do Brasil, como brigadeiros, bolos de banana e de cenoura.
Sabendo que não se pode ficar parada, Carolina Fernandes é integrante de três renomadas e mundialmente conhecidas associações de Nutrição: American Nutrition Association, International Confederation of Dietetic Associations e a ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição, e, dessa forma, continua sempre se atualizando e participando de eventos científicos. 
Vislumbrando o quanto já realizou em tão pouco espaço de tempo, a nutricionista reconhece o enorme apoio da família em sua formação e se declara pronta para mais: “O caminho pela busca da saúde se dá por meio de ações preventivas e esse é o caminho que escolhi para ajudar as pessoas.”

COMPARTILHE:
Faça seu login e comente essa matéria