Equilíbrio na maturidade

Reflexão

Sempre vi pessoas inteligentes comentarem que seria interessante se nascêssemos com a sabedoria dos velhos e a inocência das crianças. Opinar nos projetos de DEUS é uma heresia. Mas, nas minhas sete décadas de vida, tenho absoluta certeza que só a MATURIDADE consegue nos trazer equilíbrio e paciência. MATURIDADE é quando temos convicção de que alguma coisa ou pessoa não vale tanto quanto passamos parte da vida valorizando e orgulhando-se de ter como AMIGO.
MATURIDADE é trocar intensidade por constância, aparência por essência, ansiedade por paciência e saber que o seu silêncio sempre será a melhor resposta. Hoje, muitas vezes, desconheço as minhas atitudes. Logo eu, que sempre agi no bateu-levou, me distanciei de tiros e alfinetadas através de indiretas e fuxicos, que o máximo que conseguem de mim é sorriso e que eu siga com tranquilidade o meu caminho.
Aprendi, ainda em tempo, que mais importante é a alegria de viver com paz de espírito. E isso só conseguimos quando entendemos, com a MATURIDADE, que devemos nos afastar de pessoas e situações que possam ameaçar o nosso bem-estar, aquelas que se fazem de AMIGAS, mas, sempre que possível, tentam tirar a nossa autoestima e buscam denegrir nossos valores morais e o respeito a nossa pessoa. Não digo que essa descoberta não é TRISTE. É muito! Mas, muito pior é insistir na convivência. Imagem de ElisaRiva por Pixabay 

COMPARTILHE:
Faça seu login e comente essa matéria