CLASS

 


   
  Esqueci minha senha | Ainda não sou assinante    

CLASS/ARQUITETURA

CASA INTELIGENTE

Na era em que tudo e todos andam conectados, a arquitetura não pode negar que a automação, que antes era o futuro, hoje já faz parte das nossas vidas e das nossas casas; seja com um simples controle remoto para ligar a TV ou através da IOT (Internet of Things ou Internet das Coisas). E os profissionais da área não podem se omitir, precisam saber o que anda acontecendo no mercado, os projetos devem contemplar as soluções ou, ao menos, as previsões. Tudo acontece muito rápido.
Pensando nisso, a arquiteta Liliam Araujo projetou a Casa Inteligente para KOKAR (empresa capixaba de automação) na Feira ExpoConstruções 2019, que aconteceu em agosto de 2019. A casa, ou melhor, o loft, contou com sistema comandado por voz, atra­vés do Google Home ou pelo smartphone, com uso do aplicativo desenvolvido também pela Kokar, con­trolando desde cozinha (fogão, coifa retrátil e gela­deira), sala (TV, som e iluminação e ar condicionado) ao quarto (cortina, TV, iluminação e ar condiciona­do). “Não fossem as limitações da feira para execu­ção em tempo hábil da infraestrutura, poderíamos ter tido banheiro com chuveiro e banheira também controlados pela automação”, explica Liliam.
Já pensou como seria bom sair do escritório cansa­do e, pelo celular, dar o comando pra encher a ba­nheira e chegar em casa encontrando tudo pronto para um banho relaxante? Ou, na hora de dormir, quando bate aquela preguiça de levantar para apa­gar a luz, apenas pelo comando da sua voz a luz se apagar, a cortina se fechar e desligar a TV, enquanto o ar condicionado é ligado na sua temperatura pre­ferida?
Vamos além, já existe aplicativo que reconhece suas preferências alimentares e o que deve ser mantido na sua geladeira para não passar aperto. Por exem­plo, o aplicativo, ao perceber que está acabando os ovos na geladeira, manda uma mensagem para seu celular te avisando que precisa reabastecer. E não para por aí, se você autorizar, o aplicativo pode enviar a ordem de compra para um fornecedor que mandará uma caixa de ovos para sua casa.
Os módulos KOKAR se comunicam utilizando uma rede com robustez industrial, preparada para fun­cionar com milhares de equipamentos conectados simultaneamente e nos mais remotos ambientes, sem falhas. Devido à sua tecnologia de automa­ção residencial sem fio, com apenas 15 minutos é possível ter um ambiente automatizado. É uma co­modidade para o cliente final, que não precisa se preocupar com obras e espera de semanas para ter sua casa inteligente funcionando.
Há quem critique a automação e que a mesma es­timula o sedentarismo, mas ninguém fica sem uma TV com controle remoto e breve será o mesmo com as cortinas. Nós apenas precisamos aprender como fazer com que a tecnologia trabalhe a nosso favor.

 



« VOLTAR

Deixe seu comentário