CLASS

 


   
  Esqueci minha senha | Ainda não sou assinante    

CLASS/MATéRIA

LUCIANO REZENDE: O PREFEITO QUE INVENTOU A CIDADE INTELIGENTE

468 ANOS DE VITÓRIA: CIDADE INTELIGENTE

*UMA CIDADE CADA DIA MELHOR*
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (Cidadania), chega à segunda metade do seu segundo mandato à frente da Prefeitura da capital, numa gestão que foi iniciada em janeiro de 2013. No entanto, ele sempre dá um “chá” de ânimo e motivação à sua equipe dizendo que está em seu primeiro ano de mandato. Isso porque são inúmeras as entregas de obras e assinaturas de ordens de serviço, tornando Vitória uma cidade cada dia melhor para investir, trabalhar, visitar e morar.
Para executar parte desses projetos, a Prefeitura firmou recentemente financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a primeira etapa do Plano de Ação Vitória Sustentável (Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória), no valor de R$ 400 milhões. Os investimentos serão em diversas áreas na capital.

*UMA CIDADE INTELIGENTE*
Um dos projetos mais significativos da gestão do prefeito Luciano Re­zende, em sua opinião, é o Cerco Inteligente de Segurança, que vem dando resultados positivos desde a sua implantação. Um sistema de câmeras instaladas nas principais entradas e saídas de Vitória que fazem a leitura de placas e reconhecem números e letras também de adesivos colados nos veículos. O sistema tem inteligência artificial, lê, interpreta e responde a perguntas, como dia e horário que determi­nado veículo esteve em algum lugar onde ocorreu um crime. Isso já fez cair todos os índices de crimes na cidade, inclusive com a prisão de diversos delinquentes. Além disso, o sistema já ajudou a recuperar cerca de 180 veículos com restrição de furto e roubo.

*AÇÕES EM DIVERSAS ÁREAS*
São várias as propostas e ações para tornar Vitória uma cidade cada vez melhor. Entre elas, a ampliação das ciclovias em diversas regiões; a construção do Centro de Inovação, em Goiabeiras; o turismo de ob­servação de baleias bem pertinho da costa; o agendamento online que agilizou e humanizou áreas da saúde, dos cursos oferecidos, dos diversos atendimentos ao cidadão, da abertura de empresas, tudo de forma online e sem burocracia ou uso de papel; as matrículas e rema­trículas nas escolas também são feitas pela internet desde 2013; a ampliação do sistema de internet gratuita pela cidade, que já atinge a marca de 220 pontos espalhados… e muitas outras ações.
Só para se ter uma ideia dos resultados alcançados, graças ao Confir­ma Vitória, 6.738 vagas de consultas agendadas em julho, que seriam perdidas pela falta dos pacientes, puderam ser reaproveitadas. A ade­são das pessoas ao sistema tem aumentado: em 2017, o percentual de faltosos era de 28% ao mês, enquanto em julho deste ano, a média foi de 19,31%. A média de faltas está próxima ao que foi estipulado para este ano pelo Plano de Metas 2018-2020: 18% de faltas. Em 2018, a média era de aproximadamente 20%.

*UMA GESTÃO BEM AVALIADA*
A última pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná revelou que 63,7% dos moradores aprovam a gestão de Luciano, num governo que está no sétimo ano, depois de ter passado por uma baixa de arrecadação enorme.
“Estou muito feliz. Vamos continuar trabalhando. Já realizamos 90% do que estava proposto – tanto é que a campanha foi feita com o slogan “Luciano prometeu, Luciano cumpriu” – e vamos terminar o go­verno cumprindo o maior número de promessas e saindo muito bem avaliados, que é o que eu desejo. Meu sonho é terminar os oito anos de governo muito bem avaliado para que as pessoas possam dizer: ‘Poxa, o prefeito Luciano deu conta do recado!’”, disse ele.

*LUCIANO: “FAMÍLIA, O PORTO SEGURO*
O prefeito Luciano Rezende nos contou que, além de administrar bem a nossa linda capital em busca de bons resultados, ele ainda consegue tempo para se dedicar à família (à esposa, Marina, e aos filhos, Davi e Artur), seu porto seguro. Quem segue o prefeito nas redes sociais, sabe o que estou dizendo, pois o vê com a família em momentos de descontração e atividades domésticas, por exemplo, jogando futebol ou estudando com os filhos.



« VOLTAR

Deixe seu comentário