CLASS

 


   
  Esqueci minha senha | Ainda não sou assinante    

CLASS/PANORAMA DIGITAL

MUDANÇAS NO FACEBOOK, WHATSAPP E INSTAGRAM

POR CID PAULO LEAL JR.

Mark Zuckerberg e seus aliados não economizaram no anúncio de novidades para suas plataformas no último dia 30, durante a conferência F8, o principal evento do Facebook no ano. Seguem algumas:

FACEBOOK
DESIGN RENOVADO
O Facebook sofrerá sua maior mudança nos últimos anos, sendo redesenhado do zero no mobile e desktop. Um novo design completo, abandonando até seu tradicional azul, vai aparecer primeiramente para usuários dos Estados Unidos e Canadá, seguindo depois para o resto do mundo.
Uma das novidades é que várias abas no topo focarão em diferentes elementos da rede social, além do visual estar mais limpo. Até o logo da rede social irá mudar. “Essa é a maior mudança no app e site do Facebook nos últimos cinco anos. Não só atualizaremos o site, mudaremos até o ícone do Facebook pela primeira vez desde que me lembro. Começou recentemente nos Estados Unidos e nas próximas semanas vai para o resto do mundo”, apontou Zuckerberg.
FOCO EM COMUNIDADES
Parte dessa mudança tem a ver com um foco maior da rede social nos grupos, na plataforma. O Facebook quer que enquanto nós infelizmente abandonamos os ambientes físicos de reuniões em grupo, tenhamos mais grupos com significado e úteis na rede social. Grupos e eventos ganharão uma aba única no topo e começarão a aparecer com mais frequência no feed. A rede social também sugerirá aos usuários novos grupos para participar cada vez mais. A comunidade passa a ser o centro do site, o que lembra até o finado Orkut.

WHATSAPP
PAGAMENTOS, EM BREVE, NO RESTO DO MUNDO
Mark Zuckerberg afirmou que a aguardada opção de pagamentos pelo WhatsApp, atualmente em teste na Índia, seguirá em breve para o resto do mundo. Por meio do novo recurso, usuários poderão fazer transferências de dinheiro de forma simples pelo aplicativo, algo que o WeChat, dominante na China, já tem. Acho que devia ser tão simples mandar dinheiro para alguém quanto mandar uma foto.
CATÁLOGO PARA NEGÓCIOS
O WhatsApp Business, app voltado para negócios, também terá novidades interessantes. Agora, estabelecimentos poderão criar um catálogo de produtos para seus clientes saberem tudo o que oferecem. Pelas imagens mostradas, será semelhante a um cardápio presente no iFood ou Uber Eats.

INSTAGRAM
SHOPPING E COMPRA POR INFLUENCIADORES
O Instagram também terá o aplicativo remodelado. Agora, a rede social contará com uma aba de shopping para que seja mais fácil comprar produtos pelo serviço – ela também pretende aumentar as regiões que aceitam pagamento diretamente no app do Instagram. Além disso, será oferecida a possibilidade de usuários comprarem diretamente de influenciadores da rede social que façam propaganda de algum produto.



« VOLTAR

Deixe seu comentário