CLASS

 


   
  Esqueci minha senha | Ainda não sou assinante    

CLASS/CULINáRIA

BACALHAU DA NORUEGA NA TELHA CROCANTE

INGREDIENTES: 600g de Bacalhau da Noruega, 4 batatas, 4 colheres de sopa de óleo, ½ xícara de azeite de oliva, 4 dentes de alho, 400g de cogumelo shiitake, 2 colheres de sopa de manteiga, ½ xícara de azeitona preta, 1 xícara de tomate-cereja, salsinha a gosto, pimenta-do-reino a gosto, tomilho a gosto, sal a gosto.
MODO DE FAZER:
Batatas: Descasque as batatas e rale no orifício mais grosso do ralador, polvilhe com sal, pimenta-do-reino e misture a manteiga derretida. Com as mãos, pegue pequenas porções da mistura e esprema para descartar os líquidos. Molde as telhas finas com a palma da mão e frite em óleo vegetal quente. Seque em papel toalha e reserve.
Preparando: Em uma frigideira grande, aqueça a metade do azeite, doure as postas de bacalhau e reserve. Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite, doure o alho e, a seguir, junte o shiitake. Assim que ele estiver macio, acrescente os tomates (cortados ao meio), as azeitonas, a salsinha picada e o tomilho. Acerte o sal e a pimenta, misture e retire do fogo.
Montagem do prato: Coloque as postas de bacalhau no centro do prato. Sobre cada uma, coloque uma telha, um ramo de tomilho e uma parte do molho de shiitake ao redor. Sirva imediatamente.

BACALHAU AO FORNO COM MIGAS
INGREDIENTES: 1 litro de água, 500 ml de leite, 1 folha de louro, 6 dentes de alho descascado, 500g de bacalhau em lascas dessalgado, 300g de cebola fatiada fino, 200g de cenoura cortada em tiras finas (julienne), 500g de batata cortada em rodelas, 4 colheres de azeite extravirgem, 100g de pimentão vermelho em cubos pequenos, 100g de farinha de rosca grossa, salsinha picada a gosto.
MODO DE PREPARO: Em uma panela funda, junte a água, o leite, a folha de louro e o dente de alho. Ferva. Junte as lascas de bacalhau, a cebola fatiada e a cenoura ao líquido fervente, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Escorra e reserve o líquido e o bacalhau separados. Volte o líquido à panela e cozinhe as rodelas de batata. Escorra e reserve. Acerte o sal do bacalhau pré-cozido e junte metade do azeite extravirgem. Unte um refratário com o azeite e cubra o fundo com as rodelas de batata. Disponha o bacalhau temperado sobre a batata. Misture a farinha de rosca com a salsinha e salpique sobre o bacalhau. Regue com o azeite restante e leve ao forno para dourar.



« VOLTAR

Um Comentários

  1. Ana Maria Martins disse:

    Nossaaaaa…..que receitas maravilhosas!!!!!!
    Vou fazer aqui em casa.

Deixe seu comentário