CLASS

 


   
  Esqueci minha senha | Ainda não sou assinante    

CLASS/CADERNO SAúDE

QUANDO DEVE SER A PRIMEIRA CONSULTA NO ODONTOPEDIATRA?

Enquanto o bebê estiver na barriga da mamãe, durante o Pré-natal Odontológico (PNO), para que a mãe seja orientada quanto à sua própria saúde bucal e a de seu bebê. É importante que ela saiba que doenças na sua própria boca influenciam diretamente na saúde geral do bebê, como por exemplo: doença periodontal na mãe, em alguns casos, pode ocasionar nascimento de bebês prematuros.
A família e rede de apoio poderão também participar desta consulta. Orientações serão ministradas sobre amamentação no peito, o uso ou não da chupeta, ma­madeira, higiene da boca do bebê sem e com dentes, época do nascimento dos primeiros dentinhos e o alívio de suas sintomatologias, entre tantas outras, ou seja, é um preparo para receber bem o seu bebê.
- Mas, e se não foi feito o PNO e o bebê nasceu, então quando se deve levá-lo ao Odontopediatra pela pri­meira vez?
Sugiro que seja tão logo a mãe possa sair de casa, mes­mo que o bebê ainda não tenha dentes. O Odontope­diatra não cuida só de dentes. É necessário que se faça um exame clínico acurado dos rebordos gengivais e suas relações, do palato (céu da boca), da língua, dos freios, da face etc., e quando diagnosticada alguma alteração, todas as providências devem ser tomadas de imediato ou pelo menos que os pais fiquem cientes para que no momento indicado sejam feitas. Além disso, as orien­tações já citadas acima também serão administradas.
Portanto, viu que não é necessário esperar o primeiro dente nascer? Que há muito o que se ver e aprender antecipadamente? Fique atento, hoje, e cada vez mais, há antecipação dos fatos.

DRA. MARA TAVARES
CRO ES 2560
Especialista e Mestre em Odontopediatria
Especialista em Ortodontia e Ortopedia

Rua Cap. Domingos Corrêa da Rocha, 80
sls. 505/506 Santa Lúcia – Vitória/ES
Tel.: (27) 3224 3981



« VOLTAR

Deixe seu comentário