CLASS

 


   
  Esqueci minha senha | Ainda não sou assinante    

CLASS/TORPEDO

10/08/2018 15:00 pm

DE FRENTE PARA O ESPELHO

Os momentos mais decisivos da minha vida tive como testemunha um espelho. Pouca gente pode imaginar que já fui tão tímido, que esperava as pessoas saírem da rua onde eu morava para poder passar. Um belo dia, diante do espelho, decretei: De hoje em diante, ninguém vai mais me intimidar! E assim sou até hoje.
Se a minha consciência me der razão, nenhuma autoridade mundial me fará baixar a cabeça. E sempre quando algum grave problema me ronda e a decisão cabe somente a mim, é lá que dou o veredito. Mas, já fugi muitas vezes dele, porque a maturidade também me ensinou que decisões repentinas nos levam a consequências surpreendentes. Aprendi também que silenciar quando não aprovamos algumas coisas não nos diminui, apenas permite que a razão do outro seja respeitada e a sua guardada.
E tudo isso para servir de introdução a um assunto que para muitos não tem nada a ver, mas para mim traz lembranças na minha formação até ser PAI. Pois bem, acho que ninguém se prepara para ser PAI, muito menos sofra influência do seu próprio PAI. A única coisa que realmente sei é que quando isso acontece, somos abraçados por um sentimento diferente. Aquela responsabilidade de proteção, de mostrar caminhos que nem sempre são seguidos, de querer dar o que nunca tivemos, de proporcionar alegria, de que um dia ele possa lembrar da gente com orgulho. Mas, criar filhos é uma tarefa bastante difícil! Não existem cursos que facilitem essa incumbência.
Tanto que se você tem quatro filhos, e cria dentro da mesma perspectiva, com as mesmas normas, nenhum deles terá comportamento semelhante porque cada ser humano é único, com sentimentos e personalidade própria. E em determinado momento, você começa a se culpar, a querer entender e vem aquela horrível frase: “ONDE FOI QUE EU ERREI?”
O quê? Com você nunca aconteceu? Du-vi-de-o-dó! Toda família grande passa por isso. Só que uns escondem, e fazem muito bem, porque problemas de família não são para serem compartilhados e você não sairá por aí falando mal de seus filhos, porque aí você aumenta o seu problema, mas não existem seres perfeitos. Em algum momento, você sempre SOFRE, porque não era aquilo que você sonhou, mas é o desejo dele.
Lembrai daquela maravilhosa reflexão de KALIL GIBRAN que diz: “Vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesmo. Vem através de vós, mas não de vós. E embora vivam convosco, não vos pertencem. Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, porque eles têm os seus próprios pensamentos. Podeis esforça-vos por ser como eles, mas não procurei fazê-lo como vós. Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.”
Eu tive um pai de personalidade muito forte, um homem com valores raros como a honestidade e a fidelidade aos amigos. Isso ele conseguiu me transmitir e tento retransmitir aos meus filhos e netos. Não me considero o melhor PAI DO MUNDO, e nunca tive tamanha pretensão, mas dou o meu melhor, tenho por eles um AMOR que não cabe no peito e por eles seria capaz de dar o meu sangue. E o melhor de tudo isso é que hoje posso ir em FRENTE AO ESPELHO e saber apenas que sem eles a minha vida seria um imenso vazio.
Neste domingo, se você ainda tem a dádiva de ter o seu PAI, aproveite, cubra ele de carinho, fale da sua gratidão, do seu amor, fale o que sente por ele, até mesmo se existe alguma mágoa. Mas, fale. Certamente será um daqueles momentos onde a emoção vencerá a razão e indiferente do presente que você possa dar, acabará tornando o dia ESPECIAL para toda a família.
Para todos os PAIS, o meu abraço forte, o meu carinho e respeito. Ser PAI não é tão importante quanto ser MÃE, mas é tão importante quanto ser um bom FILHO. Ame os seus pais, quem não é bom filho, nunca será bom em NADA na vida.

JORGINHO SANTOS



« VOLTAR

8 Comentários

  1. Apolo Rizk disse:

    Prezado JG, fiquei muito feliz com sua gentil lembrança, realmente uma das missões q coloco total empenho é ser Pai.
    Sinto-me inteiramente recompensado pela caminhada nem sempre colorida. Onde impera o Amor e Doação o SENHOR sempre ilumina. Parabéns p vc e obrigado

  2. De Prá disse:

    Que texto lindo Guerreiro, e que honra a foto com meus amores!! Vou copiar seus dizeres: Obrigado, obrigado, obrigado!! De Coração!!

  3. Marcila disse:

    Muito LINDO o que falou sobre e para os pais….como perdi o meu muito cedo…sei muito bem o valor de um pai…me questiono sempre como teria sido minha vida se ele estivesse presente..acredito que muito do que sofri não teria acontecido, mas, o que fazer??? Ir contra a vontade de Deus??? de jeito nenhum…mas em compensação tive uma MÃE BRILHANTE..que sempre fez o papel dos dois..agradeço muito a Deus por ter tido ela comigo. Não sou ninguém, mas, gostaria que as pessoas dessem um pouco mais de valor ao pai, a mãe que têm…conheço muita gente que despreza, tenho pena deste tipo de pessoa…vai sofrer tanto..porque a mão divina é PESADA, Deus vê e sabe das coisas, e existem pessoas cuja dívida com Deus é IMPAGAVEL…não estou me referindo a dinheiro..NAO, mas a amor, carinho, atenção, caráter, índole, honestidade, sinceridade, enfim…coisas que atualmente poucas pessoas desconhecem até o significado que consta no dicionário…Parabéns, Jorginho, por ser este PAI que é e ter esta linda família…Feliz Dia dos Pais

  4. Eulalia disse:

    Linda mensagem do Dia dos Pais! Voce sempre surpreendente! Obrigado pelo carinho e consideração! Feliz Dia dos Pais!!

  5. Cesinha Saade disse:

    Que texto lindo amigo, quanta sensibilidade!! Você é um ser humano exemplar, que conserva valores que estão cada vez mais raros como honestidade, justiça, lealdade e amor! Como já nos falamos antes, nutriimos o mesmo sentimento pela nossas famílias, o amor incondicional e a certeza que a família realmente é a base de tudo! Adorei a foto com os meus tesouros e o carinho que você tem com a nossa família desde os tempo dos meus saudosos país! Um dia dos Pais abençoado para você e sua linda e querida família!!

  6. Wildson Pina disse:

    Que lindo texto Jorginho

  7. Adriana saade disse:

    Ah Jorginho, quanta verdade… suas palavras expressam a mais profunda realidade do bom pai.

Deixe seu comentário