CLASS

 


   
  Esqueci minha senha | Ainda não sou assinante    

CLASS/CAPIXABAS QUE BRILHAM NO EXTERIOR

GILBERTO E IVAN

Quando o arco-íris ainda nem tinha servido de inspiração para a bandeira GAY em busca de uma revolução para que o AMOR entre duas pessoas do mesmo sexo fosse aceito, dois capixabas, GILBERTO JAYME VALLADÃO e IVAN PELLA, que trabalhavam numa agência de turismo, resolveram levantar a bandeira deles e com determinação e muita coragem se mandaram para LONDRES em busca principalmente da liberdade e de uma vida em PAZ. Nem mesmo os amigos da empresa sabiam. Na família, as mães (ah, as mães!!!) apoiaram e devem ter enfrentado, além do disse-me-disse, a dor maior que é a da SAUDADE.
Eles lembram com carinho que apenas um dos sócios que trabalhava sabia e apoiou. Era o gentleman JOSÉ SALLES FILHO, a quem rasgam os maiores e melhores elogios. Óbvio que enfrentaram momentos de grande dificuldade, atuaram no que aparecesse para garantir a sobrevivência. Era o ano de 1984, e logo ao chegar em Londres foram trabalhar primeiro em bares e restaurantes para pagar a faculdade de Hotelaria, o que não existe no Brasil como curso universitário. Viveram lá por 27 anos, conseguindo em 1994 a cidadania britânica quando já eram proprietários do GIRASSOL CAFÉ, uma coffee shop com o borogodó brasileiro em plena Oxford Street. Ali ficaram 12 anos com muito sucesso, mas GILBERTO sempre teve o sonho de voar; o que, aliás, já havia tentado ao buscar uma vaga na VARIG quando ainda morava no Brasil, mas sem êxito. Em 1999, acabaram recebendo uma proposta irrecusável para vender o GIRASSOL CAFÉ, algo que tinham certeza que não teriam outra oportunidade tão lucrativa.
Logo, apareceu uma notícia que a BRITISH AIRWAYS estaria recrutando comissários de bordo para treinamento da FIRST CLASS e tinha como exigência curso de Enfermagem ou falar no mínimo três idiomas sem contar com o inglês. Como já falava francês, espanhol e a língua mãe, o Português, GILBERTO resolveu correr atrás do sonho e mais uma vez venceu. Foram 20 anos de voo e ali realmente viveu momentos de muito orgulho porque pode respirar o mesmo ar e atender celebridades mundiais que, como ele faz questão de frisar, “para quem cresceu no pé do Morro da Fonte Grande”, foram momentos de realizações e orgulho. Imagina atender a princesa Diana, Michael Jackson, Victoria e David Beckham! Além de poderosos do mundo inteiro que faziam voos frequentes na first class da BRITISH AIRWAYS.
CHÂTEAU SIX, ONDE REINA A PAZ – O tempo passa e os sonhos mudam. Agora, a vontade era desacelerar e buscar uma ruína na França, restaurar e ter como residência. Com a venda do GIRASSOL CAFÉ, Ivan foi trabalhar para o Departamento da Trade na Indústria (Ministério da Indústria e Comércio Exterior) que recrutava funcionários que tivessem a língua portuguesa fluente para atender o mercado brasileiro. Mas, em 2004, o amor pela França se agiganta com a compra de um pequeno apartamento em ISOLA 2000, uma estação de ski nos Alpes de Provence, e a cada ida a vontade de ficar era maior. Foi quando resolveram procurar ruínas na região e finalmente em 2011 encontraram, num vilarejo que se chama CRÉPIAT, um château que foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial.
Nas ruínas, a casa era a de número 6, por isso batizaram de Château Six. Compraram e iniciaram a reconstrução. Sem grandes conhecimentos como pedreiro, eletricista e outras necessidades para a obra, eles mesmos foram se aprofundando e transformando a ruína numa casa charmosíssima. Do mobiliário às louças, tudo garimpado nos antiquários, resultou uma residência com estilo único; em determinados ambientes lembra obras do renomado decorador Sig Bergamin, com audácia na mistura de cores e colocação de objetos.
No vilarejo, hoje vivem apenas 18 famílias. A sensação que se tem é que ali, depois de ser palco de uma guerra, hoje vive a PAZ. A casa é cercada de flores multicoloridas, os cães sempre circulando e exalando alegria pelos donos, camas lindas, lençóis de algodão egípcio, centenas de peças, louças, tapetes e, para complementar, uma lojinha – 1 Peu de Tout - onde sempre, uma vez por semana, eles recebem os vizinhos para um chá com bolos. Diante disso, acho que dá para imaginar que GILBERTO JAYME VALLADÃO e IVAN PELLA são protagonistas de uma história com um final feliz e merecido.
Se você se encantou e gosta de viajar pelo interior da Europa, pode fazer contato pelo e-mail pellaprata@aol.com para fazer a sua reserva. Quem sabe você consegue viver um dia num lugar histórico, lindo e onde reina a paz de espírito.



« VOLTAR

Deixe seu comentário