CLASS

 


   
  Esqueci minha senha | Ainda não sou assinante    

CLASS/CULINáRIA

DIA DAS MÃES

NHOQUE DE BATATA-BAROA COM CREME DE COGUMELOS
INGREDIENTES: Nhoque: 500g de batata-baroa, 1 gema de ovo, 80 a 100g de farinha de trigo, 2 colheres de queijo parmesão ralado, noz-moscada, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto.
Molho de cogumelos: 8 cogumelos-de-Paris frescos, 3 a 4 shitakes cortados em cubos grandes, 1 cebola roxa cortada em cubos grandes, 100g de shimejis, 2 dentes de alho picado, 200ml de creme de leite, 3 colheres (sopa) de mascarpone, 1/2 pimenta dedo-de-moça, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 1 maço de agrião, azeite.
Montagem: ervilhas cozidas, hortelã, pinholes tostados e queijo parmesão ralado.
MODO DE PREPARO: Nhoque: Descasque as batatas e as cozinhe na água com sal até ficarem macias. Guarde a água para cozinhar o nhoque posteriormente. Esprema as batatas para fazer o purê. É importante trabalhar a mas­sa do nhoque enquanto as batatas ainda estiverem quen­tes. Adicione noz-moscada, uma gema de ovo, a farinha de trigo e o queijo parmesão ralado e misture. Trabalhe a massa sobre uma superfície enfarinhada até ficar ho­mogênea. Abra a massa com um centímetro e meio de espessura, em formato de quadrado, corte em tiras largas e faça os rolinhos. Corte em formato de nhoque e marque com garfo. Antes de levar para cozinhar, deixe secar em uma travessa enquanto você prepara o molho. Cozinhe os nhoques na água salgada fervendo e deixe até que eles comecem a subir na superfície, durante cerca de dez mi­nutos.
Molho de cogumelos: Sue o alho no azeite. Acrescente os cogumelos-de-Paris e shitakes e deixe suar mais. Junte a cebola roxa cortada em cubos e adicione a pimenta dedo-de-moça. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte os shimejis e deixe suar mais. Deglaceie com o creme de leite e mascarpone e acrescente um maço de agrião. Reduza até engrossar o molho.
Montagem: Coloque os nhoques no prato, junte as ervi­lhas cozidas e as folhas de agrião no molho e deixe ferver durante dois minutos. Regue os nhoques com o molho. Finalize com queijo parmesão no centro.
TORTA DE COCO COM ABACAXI
INGREDIENTES: Massa: 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (165g), 5 colheres (sopa) de manteiga (100g), 1 gema batida(20g), ½ xícara (chá) de açúcar demera­ra (90g), 1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml) Abacaxi em calda: 2 e ½ xícaras (chá) de abacaxi cortado em cubos pequenos (400g), ½ xícara (chá) de açúcar deme­rara (90g).
Creme de coco: 1 xícara (chá) de leite (200ml), 1 vidro de leite de coco (200ml), ½ xícara (chá) de açúcar demerara (90g), 3 gemas (60g), 4 colheres (sopa) de amido de milho (32g), 1 pacote de coco seco ralado (50g)
Montagem: Fitas de coco
MODO DE PREPARO: Massa: Em uma tigela, coloque a fa­rinha de trigo, a manteiga, a gema, o açúcar demerara e a essência de baunilha, amasse delicadamente com a ponta dos dedos até formar uma massa homogênea. Modele no formato de uma bola, embale em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Abra a massa com um rolo, até obter a espes­sura de 0,5 cm. Forre o fundo e a lateral de uma forma redonda desmontável (22 cm de diâmetro). Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno por 30 minutos ou até dourar. Reser­ve até esfriar.
Abacaxi em calda: Em uma panela, adicione o abacaxi, o açú­car demerara e cozinhe em fogo médio, até formar uma calda espessa. Retire do fogo e reserve até esfriar.
Creme de coco: Em uma panela média, coloque o leite com o açúcar demerara e leve ao fogo até ferver. Em uma tigela, misture as gemas com amido e adicione o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Retorne a mistura para a panela e leve ao fogo médio, sem parar de mexer até engros­sar. Retire do fogo, adicione o coco e misture bem. Cubra com filme plástico em contato com o creme e reserve até esfriar.
Montagem: Cubra a massa com o creme de coco e espalhe o abacaxi em calda por cima. Distribua as fitas de coco pela torta formando o desenho de uma rosa. Leve a geladeira por 2 horas ou até o momento de servir.



« VOLTAR

Deixe seu comentário